PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:
O que é o espiritismo?
O espiritismo é uma doutrina filosófica de consequências morais. Historicamente, surge dos estudos de Allan Kardec, conhecido como o seu codificador, isto em meados do séc. XIX.
A doutrina espírita baseia-se na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos, na reencarnação, na existência de Deus, na lei de causa e efeito, na pluralidade dos mundos habitados.
O Espiritismo cura?
O espiritismo esclarece. A partir desse esclarecimento é possível que quem o procura, se entendeu a mensagem, se encaminhe cada vez mais para a saúde plena, cuja residência, em última instância, reside na mente de cada um.
O que não é o espiritismo?
Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem claramente com os estudos de Allan Kardec. Por exemplo, crenças baseadas em rituais e superstições, liturgias, defumadouros, velas, etc. - isto não é espiritismo, mas sincretismos espiritualistas diversos, um mundo à parte do do espiritismo.
O que é um médium?
Um sensitivo. Alguém que tem uma sensibilidade especial para ser intermediário na comunicação dos espíritos desencarnados connosco.
O que é um espírito?
Um espírito encarnado é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico.
Um espírito desencarnado é algum de nós que, pelo fenómeno da morte, larga o corpo físico e passa à dimensão etérea que é o mundo espiritual.
Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?
Os espíritas são pessoas comuns, com as profissões mais diversas, que se interessam pelo estudo e vivência do ideal fraterno que o espiritismo revela. Não cobram dinheiro.
Para aprender espiritismo que livros devo ler?
Primeiro, os livros de Allan Kardec, sobretudo «O livro dos Espíritos». Depois, as obras de bons autores complementares.
Que tipos de ajuda dá uma associação espírita?
Uma associação espírita, sem cobrar o que quer que seja, presta serviços de apoio fraterno, tais como esclarecimentos, incentiva em quem o visita a auto-estima, de forma a que, por mais dificieis sejam os problemas que enfrente (ou não) vá cada vez mais lidando com a vida de uma forma mais feliz.
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo, e prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.